BENS VINDOS OS CORAJOSOS E FORTES DE CORAÇÃO

"Que os ávidos por reais transformações encontrem aqui a inspiração que os levem à eternidade." (Kabhoz Kahim Kheine)

março 09, 2012

Salve, Ó Cheia de Graça

COMENTÁRIO DE FRATER ANGELUMES:
Conforme declarei na postagem anterior (jan/2012), assim prossegue minhas interpretações pessoais sobre as sagradas relações entre Deus Pai, a Mãe Divina e o Filho Único. Utilizo-me aqui das palavras do genial Meister Eckhart, um textemunho de fé resultado de intensa comtemplação sobre a verdadeira natureza de CRISTO e seus Progenitores Divinos.

"A VIRGEM E OS ANJOS" ( Bouguereau, William Adolphe - 1900)

Frater Angelumes
Apresenta:

AVE GRATIA PLENA, DOMINUS TECUM
(Salve, ó cheia de graça, o Senhor está convosco)
(Lucas 1:28)

Por Meister Eckhart
(Sermão Alemão 24) 1 


Este texto que citei do latim pode ser encontrado no Evangelho Sagrado e quer dizer em português: "Salve a Ti, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!" O Espírito Santo descerá de cima, do mais elevado trono, e virá até ti proveniente da luz do Pai Eterno. Aqui, nós podemos compreender três coisas. A primeira delas é a humildade da natureza angélica, a segunda é que ele se sabia indigno de nomear a mãe de Deus, e o terceiro que ele não se diria tão somente a ela, mas a toda uma grande multidão, a saber, toda boa alma que deseja a Deus.

Agora eu digo que se Maria não tivesse em primeiro lugar dado à luz a Deus espiritualmente, não o teria o feito fisicamente também.

Uma certa mulher disse para Nosso Senhor: "Bem aventurado o ventre que te concebeu" (Lucas 11:27). Ao que Nosso Senhor replicou: "Bem aventurado não somente o ventre que Me concebeu: bem aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a seguem." É mais elevado que Deus nasça espiritualmente na virgem individual (leia-se aqui em toda boa alma) que fisicamente em Maria.

Com isso, devemos compreender que somos o filho único a quem o Pai está eternamente criando. Quando o Pai criou todas as criaturas, Ele criou a mim, e eu fui criado junto com todas as criaturas, enquanto que permanecendo dentro do Pai. É o que estou a dizer agora: primeiro nasce dentro de mim, então eu amadureço aquele estado, e em seguida eu o falo, e todos vocês o ouvem. E contudo isso está em mim e tempo todo. De forma semelhante, eu permaneço no Pai. No Pai é que estão as imagens primordiais de todas as criaturas. Este pedacinho de madeira que aqui está, tem em si uma imagem racional em Deua. Não apenas isto é racional, isto também é razão pura.

O maior bem que Deus jamais fez ao homem, foi Ele mesmo se tornar homem. (...)

(Trecho final): 


"Quando Deus criou a alma, Ele a criou de acordo com Sua perfeitíssima natureza, de forma tal que ela pudesse ser a noiva de Seu Filho único, que sabendo muito bem disto, decidiu sair dos aposentos particulares de Sua paternidade eterna, onde Ele está perenemente dormindo quieto dentro de nós. No primeiro começo da pureza primordial, o Filho se colocou na tenda da divina glória eterna, e se adiantou a partir do mais sublime, de forma que pudesse elevar Seu amado, o Pai, com quem se casou para todo o sempre, e trazê-Lo de volta ao lugar onde se tinha originado. E em um outro lugar Ele diz: "Eis que teu rei está vindo até ti!" (Zach. 9:9). Por isto, ele se adiantou e veio exultante, como um jovem na força da idade, e sofreu as dores do amor. Ele não mais sairia, exceto se movido pelo desejo de retornar à sua câmara nupcial, junto de sua noiva. Esta câmara é a escuridão silenciosa da paternidade oculta. Quando Ele se adiantou desde o mais elevado, queria mostrar o mistério oculto de sua essência divina secreta, onde Ele se encontra em descanso consigo mesmo, e com todas as criaturas.

"In principio": isto quer dizer, traduzindo a expressão, "o começo de todo ser", como eu já disse nas escolas. Mas disse mais do que isto: é também o fim de todo ser, pois que o primeiro começo vem, para que o fim último possa chegar. De fato, Deus mesmo ali não descansa, ali onde está desde "o primeiro começo". Ele é um fim e um repouso para todos os seres, no fim último de sua perfeição total. O que é o fim último? É a escuridão oculta da Essência divina e eterna, que é desconhecida, e para sempre o será. Deus ali mora, não-conhecido em Si mesmo, à luz do Pai eterno."


Que a nós possa chegar esta Verdade e que possa ela nos ajudar.


Amém.

Meister Eckhart
_______________________________________________  

1 Os Sermões Alemães (de Meister Eckhart) – tradução de Marcos Beltrão (textos na íntegra: acesse aqui).
_______________________________________________


A Geração do Filho Único de Deus Pai e da Mãe Divina

"O ATHANOR MICROCÓSMICO":


A "Face Interna da Alma" reflete a imagem de Deus Pai Criador, que se auto-contempla na totalidade de suas criaturas. Já a "Face Externa da Alma" sempre permanece pura na eternidade, junto ao Espírito, onde nasce o Filho na glória e unidade de Deus.
Amém.

Frater Angelumes




2 comentários:

  1. Mãe Santíssima, rogai por nós.
    É com imensa alegria que recebo esta miraculosa mensagem de Meister Eckhart, o verdadeiro Amigo de Deus, agraciado com o dom do Espírito Santo e pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido "Amigo/Amiga de Deus". Estou profundamente grato por vossas palavras de louvor.
      Que estejamos todos na mais profunda paz em Christos. Amém.

      Excluir

É com Amor que Kheine recebe seu comentário.