PERGUNTAS & RESPOSTAS
A UMA INSÍGNE ORDEM ESOTÉRICA
Por Frater Angelumes
01 - Qual é o objetivo de vossa pesquisa no domínio da Espiritualidade?
Caminhar na Via Real até reintegrar-me à minha Divindade no Reino Suprahumano e, através do Corpo de Glória, passar a colaborar com a Grande Obra, auxiliando no despertar dos irmãos na Via de Desejo.
02 - Quais os resultados práticos que já obtivestes ou desejais obter?
Despertei no ocultismo aos 12 anos, daí trilhei por 24 anos a via do conhecimento, por mais 12 anos busquei a autoconsciência e há 2 anos estou praticando a ascese mística, para render-me totalmente a Deus, na Via Real.
03 - Quais foram as principais obras que já lestes sobre a Espiritualidade, Metafísica, Esoterismo e/ou Ocultismo?
A Voz Silenciosa em meu interior inspirou-me a pesquisar múltiplos assuntos durante muitos anos, todos embasados na ciência, religião, misticismo, ocultismo, e agora, no Cristianismo Esotérico.
04 - Tendes clarividência, clariaudiência ou outra faculdade extrasensorial ou psíquica?
Nunca procurei ser objeto de tais fenômenos, pois creio que o Céu os proporcionará quando eu realmente for digno de manifestá-los para o bem maior da humanidade e da vida.
05 - Das Ciências que compões a Espiritualidade, qual a que mais vos chamais a atenção?
Somos todos operários na Grande Obra e servidores da Operatione Solis. Sinto a antiguidade com que colaboramos com as sagradas Manifestações da Luz no mundo, seja de qual maneira tenha sido, é ou será.
06 - Estais sobre tratamento psiquiátrico ou sob efeito de medicação forte?
Absolutamente não, pois pude manter-me lúcido e firme em minha busca por Deus, independe de opiniões alheias que pudessem diagnosticar minha Atitude Mística como algum distúrbio esquizóide.
07 - Praticas algum trabalho voluntário? É membro de alguma entidade filantrópica ou auxilia alguma delas?
A filantropia é causa nobre e necessária para os desamparados, mas pode contribuir para manter a humanidade adormecida e escravizada pelo egoísmo e tirania dos poderosos. Contudo, despertar a pessoa humana para a responsabilidade de si mesma, pode torná-la livre e preparada para construir um mundo mais justo.
08 - Por que desejais filiação à nossa Ordem que, não sendo Secreta é uma Sociedade Iniciática Cristã?
A única Sociedade Secreta real é Aquela formada entre os Irmãos em Cristo, quando se juntam em comunhão na Sagrada Cidadela do nosso Ser Maior; caminho que o Cristianismo Esotérico pode nos ensinar.
09 - Que representa para vós as Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Caridade e como as praticais?
Troco as palavras “Fé, Esperança e Caridade”, por “Confiança, Paz e Compaixão”. Pois a Confiança absoluta em Deus gera a Paz em nosso coração, que nos torna Compassivos e respeitosos para com a liberdade alheia, nos tornando também livres, distribuidores de justiça e amor incondicional, sem mais nada temer.
10 - Vossa vida familiar permitirá participar das atividades desta Ordem e realizar nossas Práticas Iniciáticas?
Montar o Sanctvm externo não constrangeria a família, mas minhas práticas discretas de Teurgia Interna no Sanctvm Cordis tem me bastado. Porém, desejo que os Ritos Iniciáticos sejam em um Templo.
11 - Que representa para vós o Cristo?
"Yeoshua", a quintessência que unifica os quatro elementos, princípio do amor universal que sustenta os mundos; o Heli, encarnado para nos reunir novamente no seio do Pai Eterno: o Caminho único para a integridade do Ser, a Verdade que nos abre as portas do Absoluto, e a Vida com a qual conquistamos a matéria para o Espírito. É o Soli Invicto que sustenta os astros do zodíaco o Rex que reúne os cavaleiros na távola redonda, o Rabi que reúne os discípulos na santa ceia, e todo Aquele que instrui o mundo para o Religio.
12 - Na vossa opinião qual foi a obra realizada por Cristo?
A Obra do Divino Reparador, que veio desde o Centro do nosso Universo, para nos mostrar o caminho de volta para a Eternidade, por meio do reconhecimento da sacralidade da Grande Obra e da justa redenção dos puros para junto do Espírito.
13 - Qual é a vossa religião de nascimento e qual é vossa religião atual?
Pai Católico e Mãe Metodista, convertidos ao Espiritismo ao qual estive sujeito até a adolescência. Libertei-me através da Teosofia de Blavatsky e me considero respeitosamente Ecumênico, porém não praticante.
14 - Qual reflexão vos inspiram o adágio de Delfos: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses"?
Não há como encontrar-se Deus contemplando externamente sua Obra. Somente podemos nos reunir a Deus a partir do nosso Santuário Interior, de onde nos são revelados todos os segredos do Universo.
15 - Qual é a vossa opinião sobre Reencarnação e sobre Karma?
O Espírito É eterno, sem passado ou futuro, então para Si não há vidas passadas, pois seus aspectos encarnados estão no Agora, todos em um sistema entrópico onde a energia circula em circuito fechado estando, portanto, sujeitos aos fenômenos de causa e efeito sem começo nem fim. Assim sendo, Reencarnação e Karma são ilusões que pertencem à visão limitada da mente humana e não à totalidade da visão de Deus.
16 - Que entendeis por Pureza Interior e como a praticais?
Primeiro aprendemos a controlar os apetites do corpo físico, depois aprendemos a lidar com nossas paixões e pensamentos, superando a todos. Então, descobrimos a nossa Essência Divina, passamos a escutá-la, vamos progressivamente libertando-nos da ilusão do mundo. Assim, passamos a desejar a ascese e penetramos na Via da Alquimia Interna, a regeneração que nos possibilita a reconciliação e a reintegração em Deus.
17 - Se admitido em nossa Ordem Iniciática, pretendes realizar vosso trabalho individualmente ou em conjunto?
Tenho trabalhado secretamente até hoje, pois pouquíssimas pessoas compreendem o que digo, então, tornei-me reservado e assim pude manter minha sociabilidade. Nunca procurei enquadrar-me a nenhum sistema, contudo, recentemente minha Orientação Interior intuiu-me a procurar uma Ordem Iniciática, e aqui estou.
18 - Pertenceis a algum partido político ou tem uma vida política partidária ativa?
Preocupo-me com a política e seus partidos o suficiente para cumprir meus deveres cívicos, apesar de apreciar muito a diplomacia. Apenas procuro em meditação enviar Luz aos governantes do mundo, para que estes realizem as mudanças necessárias para o progresso social, moral e espiritual da humanidade.
19 - Qual vossa opinião sobre Espiritismo, Candomblé, Umbanda e Religiões afins? Praticais alguma delas?
São sistemas de magia que somente manifestam cascarões, formas-pensamento e egrégoras, trabalhando com efeitos psíquicos do Plano Astral, incapazes de acessar as Esferas Espirituais Superiores. Não pratico.
20 - Que outras Ordens Iniciáticas frequentais ou pertenceis atualmente?
Nunca frequentei nenhuma Ordem Iniciática propriamente, não nessa encarnação.
21 - Dirigis algum grupo esotérico ou exotérico? Caso afirmativo, mencione seus nomes e finalidades.
Nunca estive associado oficialmente a nenhum grupo esotérico ou exotérico, e não pretendo formar ou dirigir nenhum grupo do tipo.
22 –Tendes Blog, Orkut ou participais de discussões na Internet? Caso afirmativo, quais seus endereços?
Sim, meu blog na Internet: http://kabhozkahimkheine.blogspot.com/
23 - Realizais alguma prática espiritual diária? Caso afirmativo, mencionar.
Meditação, Evocação e Visualização, práticas inspiradas na minha confiança nas instruções do Parakletos Divino em mim. Entrementes, fui igualmente inspirado a desejar conhecer os métodos e técnicas da disciplina iniciática desta vossa insigne Ordem.
24 - Podeis certificar, sob a vossa HONRA, a exatidão das respostas acima descritas?
Certifico pela minha Honra e Integridade, a retidão com que expus tudo que está acima, bem como a sinceridade e autenticidade da minha busca pelo que me É Mais Sagrado.
Rog pela graça do Divino Reparador, a tudo e a todos nós.
Frater Angelumes