COMENTÁRIO de FRATER ANGELUMES:
"As estrelas são a base da ordem universal: Pois elas nascem quando as mais antigas explodem, criam os mundos
e os fazem orbitar em torno de si, sustentam a vida de todas as formas e, dependendo de sua massa,
entram em colapso, gerando vórtices enormes que arrastam outras estrelas para um
abismo desconhecido. Elas Criam, Sustentam e Destroem os mundos:
As mais poderosas forças que atribuímos a DEUS."
NATALIS SOLIS
Solis Nigri ad Solis Invicti 1
Por Frater Angelumes
Toda boa resposta depende da formulação de uma boa pergunta, mesmo que estas sejam as mais surpreendentes possíveis. Assim avalio a maneira como O ESPÍRITO, na Pessoa de Kabhoz Kahim Kheine, me respondeu quando indaguei-lhe sobre "o que eu precisava saber" para acelerar meu processo de despertar. Foi então que, motivado em pesquisar o que há de mais secreto, deparei-me com os Irmão do Livre Espírito 2, os Amigos de Deus 3, Meister Eckhart 4 e Os Sermões Alemães 5. Neste último, encontrei a compreensão sobre as relações entre o ser humano, a Alma e Deus, relações estas que faz nascer o Cristo na Unidade Eterna, brilhantemente descritas por Eckhart nas passagens que transcrevo a seguir:
"Hoje, mesmo vivendo dentro do tempo, celebramos o nascimento eterno no qual Deus Pai nasce
e incessantemente repete este ato de nascer na eternidade, por que este nascimento
do qual falamos é realizado nesta natureza humana e inserido no tempo." (...)
"Discorramos pois de tal nascimento, de como ele pode ser realizado em nós e como ocorre
na pessoa virtuosa sempre que Deus Pai fala a sua palavra eterna na alma perfeita.
Pois tudo aquilo que falarei aqui é para ser entendido do homem
purificado e estável que trilha os caminhos de Deus." (...)
"O Filho do Pai Celeste não nasce isolado nesta escuridão, que é Sua característica:
você também pode nascer como filho do mesmo Pai celestial
e a você também ele encherá de força."
"Discorramos pois de tal nascimento, de como ele pode ser realizado em nós e como ocorre
na pessoa virtuosa sempre que Deus Pai fala a sua palavra eterna na alma perfeita.
Pois tudo aquilo que falarei aqui é para ser entendido do homem
purificado e estável que trilha os caminhos de Deus." (...)
"O Filho do Pai Celeste não nasce isolado nesta escuridão, que é Sua característica:
você também pode nascer como filho do mesmo Pai celestial
e a você também ele encherá de força."
[ Sermão Alemão 1, do dia de Natal ]
Tudo que nasce é devido a um processo criativo. Para Eckhart, Deus Pai nasce na natureza humana através da alma perfeita do homem purificado e estável, que emerge da escuridão pela graça de ouvir a palavra eterna proveniente do Deus Pai, tornando-se assim o próprio Filho do Pai Celeste.
“A pessoa só é Filho de Deus se possuir tudo aquilo que Deus e Seu Filho possuem. (...) Logo, Deus
não poderia ter me feito filho de Deus, se em mim não houvesse a natureza filial de Deus,
nem poderia Deus ter me feito sábio, se eu já não tivesse sabedoria."
[ Sermão Alemão 3 ]
"Quando a vontade se encontra de tal forma unida que ela forma um bloco único, então o Pai Celeste faz
"Quando a vontade se encontra de tal forma unida que ela forma um bloco único, então o Pai Celeste faz
com que nasça Seu Filho único em Si mesmo – dentro de mim. Porque eu estou unido a Ele.
Ele não pode me evitar, e nesta ação o Espírito Santo recebe Seu ser de mim
bem como de Deus. Porque eu me encontro em Deus."
[ Sermão Alemão 9 ]
“Uma vez me perguntaram o que fazia Deus nos céus. Eu disse, Ele está gerando seu Filho, um ato no qual (...)
“Uma vez me perguntaram o que fazia Deus nos céus. Eu disse, Ele está gerando seu Filho, um ato no qual (...)
Lhe é tão agradável, que Ele nada mais faz além de gerar Seu Filho (...). Quando o Pai gera Seu Filho
em mim, eu sou o mesmo Filho e não um outro: claro, somos diferentes em humanidade,
mas aqui eu sou o mesmo Filho e não um outro qualquer.”
[ Sermão Alemão 15 ]
Verificamos assim que esse nascimento ocorre no coração do homem, pois essa filiação é igual à paternidade, e ambas se justificam reciprocamente por si mesmas. Então, Eckhart explica como ocorre o ato criador de Deus na Alma humana, mantendo esta pura e virginal perante Deus, porém frutífera enquanto concebe o Filho na unidade Paterna em meio ao Espírito Santo:
“Há na alma um poder que não está ligado nem à matéria nem ao tempo, que flui e se mantém no espírito,
completamente espiritual. Neste poder Deus está se mostrando em toda alegria e glória que Ele é em
si mesmo. (...) Pois nesta força o Pai eterno está para todo o sempre concebendo seu Filho
eterno incessantemente, de tal forma que esta força concebe o Filho do Pai,
si mesmo. (...) Pois nesta força o Pai eterno está para todo o sempre concebendo seu Filho
eterno incessantemente, de tal forma que esta força concebe o Filho do Pai,
e também ao Filho mesmo, no poder único do Pai.”
[ Sermão Alemão 7 ]
"Uma virgem que já é mulher, está liberta e sem apego: está sempre tão próxima a Deus, quanto de si mesma.
"Uma virgem que já é mulher, está liberta e sem apego: está sempre tão próxima a Deus, quanto de si mesma.
Dá muitos e belos frutos, que são nem mais nem menos que Deus. Ali ela se torna frutífera, e participa
no ato da criação. Pois Jesus, que é a Luz e o esplendor do coração eterno, Jesus
se une à alma, e a alma à Jesus, brilhante com ele numa só unidade,
no ato da criação. Pois Jesus, que é a Luz e o esplendor do coração eterno, Jesus
se une à alma, e a alma à Jesus, brilhante com ele numa só unidade,
como uma só luz, pura e brilhante no coração paterno.”
[ Sermão Alemão 6 ]
“Deus em todas as suas obras tem um muito elevado fim em vista, ou seja, Ele mesmo. (...)
“Deus em todas as suas obras tem um muito elevado fim em vista, ou seja, Ele mesmo. (...)
Para tal todas as obras de Deus são executadas; e por este motivo, também o Pai
faz nascer Seu Filho na alma, para que todas as forças da alma confluam
em direção a tal. Ele se queda esperando por tudo aquilo que a alma
contém, a todos convidando para a festa em Sua corte."
[ Sermão Alemão 2 ]
Então, eis que Eckhart completa o ciclo de criação, nascimento e unidade, onde o Pai concebe seu Filho, na reunião de todas as suas criaturas num ato de Amor eterno. A primeira resposta é a entrega de si a Deus na Unidade; a segunda, a atração amorosa de todas as criaturas para essa Unidade; e em terceiro, a confirmação da plenitude divina do Pai eterno enquanto faz nascer seu Filho Único, "Eu" e "Você", na Unidade:
"Meus caros amigos, que mal nos pode advir de deixar que Deus em nós entre? Saiamos pois
imediatamente de nós mesmos, por amor a Deus, e Deus prontamente de Si mesmo
sairá por nós! Quando estes dois partirem, o que terá restado é uno e simples.
Neste Uno, o Pai concebe Seu Filho em Sua mais íntima fonte."
[ Sermão Alemão 5 ]
"Pois de tal forma a Natureza Divina é agradável a Deus que Ele a projetou fora de Si, para atrair
"Pois de tal forma a Natureza Divina é agradável a Deus que Ele a projetou fora de Si, para atrair
os desejos naturais de todas as criaturas. (...) Ele procura atrair a todos de volta para
seu primeiro começo, que é o descanso. Deus ama a Si em todas as criaturas.
Desta forma Ele procura Seu próprio amor em todas as criaturas (...)."
Desta forma Ele procura Seu próprio amor em todas as criaturas (...)."
[ Sermão Alemão 17 ]
"Deste Deus, o Pai eterno recebe a plenitude e profundidade de toda Sua divindade. (...)
"Deste Deus, o Pai eterno recebe a plenitude e profundidade de toda Sua divindade. (...)
Permanece sempre Uno, e continuamente se represa em si mesmo. “Ego”, a palavra “Eu”
a ninguém pode ser dirigida senão a Deus em Sua unidade. “Vós”, a palavra que
quer dizer “Você”, que é você na unidade, de forma que “ego” e “vós”,
eu e você, signifiquem uma só unidade.”
[ Sermão Alemão 12 ]
Assim, concebi dois esquemas que seguirão na próxima postagem: o primeiro, conceituando um ponto de vista com base na Teosofia e no Gnosticismo Cristão, onde o processo de Criação Divina (do Sol Negro) e até a apoteose Crística (do Sol Invencível), são descritos em um ciclo contínuo de sete fazes; e o segundo, sintetizando os ensinamentos de Eckhart, como descrito acima: "Minhas interpretações pessoais sobre a Natalidade do Cristo Sol (e do mito do Homem Deus) presente secretamente em todas as Religiões e Escolas de Mistérios antigas, inclusive no que conhecemos por Cristianismo."
Felix Natalis Solis Invicti
(Feliz Nascimento do Sol Invencível)
Amém.
Frater Angelumes
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1 O Aniversário do Sol – do Sol Negro ao Sol Invencível (tradução do Latim), de "Solis Invictus" – Título religioso originalmente identificado ao deus Mitra, introduzido em 270 d.C., pelo imperador Aureliano como culto oficial do Sol Invicto, fazendo do Deus Sol a primeira divindade do império. O culto continuou como base da religião oficial de Roma até o triunfo da cristandade. Antes da sua conversão, o imperador Constantino I tinha o Sol Invicto como a sua cunhagem oficial.
2 Irmãos do Livre Espírito – movimento leigo cristão dos séculos 13 e 14, ocorrido no norte da Europa, de características Antinomianas e individualistas, semelhante ao dos Amalricianos. Entrou em conflito com a Igreja Católica e foi declarado herético pelo Papa Clemente V no Concílio de Vienne (1311-1312). Suas idéias gerais seguem as de João Escoto Erígena (século IX), Joaquim de Fiore (século XII) e Amaury de Bene (falecido em 1207). Como outros movimentos da época, o Livre Espírito promoveu um ideal de pobreza mas no sentido de purificar o homem, ressuscitando nele o Cristo e assim sua capacidade de pecar, fazendo-o entrar numa era de "Livre Espirito" e bem-aventurança terrena. Segundo a Inquisição, seus seguidores passaram a fundir o espírito de caridade com o amor carnal, justificando assim a perseguição pela Igreja.
3 Amigos de Deus (em alemão: Gottesfreunde) – foi um grupo de leigos místicos medievais surgido entre 1339 e 1343 em Basileia, e relevante em Estrasburgo e Colónia (zonas sob o interdito papal que na época impedia a formação de novas Ordens Religiosas). Considerado o centro do Misticismo Alemão, foi liderado por Johann Tauler e Henry Suso, dois membros da Ordem Dominicana. Sob a liderança do leigo Rulman Merswin, a reputação do grupo junto à Igreja deteriorou-se rapidamente. Depois da sua morte, Nicolau de Basileia tornou-se seu líder e acabou queimado na fogueira em 1409, juntamente com outro proeminente membro, Martinho de Mainz, ambos acusados de heresia. Após o insidente, aparentemente o grupo desapareceu, absorvido pela Ordem dos Cavaleiros Teutônicos. O nome "Amigos de Deus" é em alusão ao Evangelho de São João 15:15: "Nãos mais vos chamarei servos, pois os servos não sabem o que faz o seu Senhor; mas vos chamarei amigos, pois que tudo o que ouvi de meu Pai eu vos ensinei."
4 Eckhart de Hochheim (nascido em 1260 em Tamback, na Turíngia) – mais conhecido como Meister Eckhart em reconhecimento ao título acadêmico obtido durante sua estada na Universidade de Paris, foi um frade dominicano, conhecido por suas obras com interpretações teológicas peculiares, proeminente pensador da filosofia medieval alemã dentro da corrente mística neo-platônica e agostiniana; acusado de heresia, sem contudo jamais ter saído de seus referenciais cristãos, reafirmou sua ortodoxia na sua defesa, sendo somente condenado após seu desaparecimento em Colonia, por volta de 1328. Cogita-se que passou a viver na clandestinidade tendo formando, juntamente com seus discípulos, os "Amigos de Deus".
5 Os Sermões Alemães (de Meister Eckhart) – tradução de Marcos Beltrão (textos na íntegra: acesse aqui).
Obs.: Base das notas de 1 a 4: Wikipedia.
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